Páginas

26.3.09

Workshop com o Márcio Meruje

Foto: Márcio Meruje, Luís Fogolin - Março 2008

Estes últimos 15 dias foram de grande actividade!
Terminados os transplantes, dei por mim a concluir que me faltava "material" para trabalhar no primeiro workshop do CBS deste ano. Resolver este "problema", acabou por ser o pretexto para o início de uma bela aventura. Desde Janeiro que andava a tentar combinar com o Márcio uma visita ao seu espaço ( o "quintal" como ele gosta de lhe chamar). Tirei uns dias de férias, meti-me no carro e fui directo à Covilhã.
Que belo dia! Passei a manhã toda a conhecer a colecção (que, como seria de esperar, é de excelente qualidade) e a discutir alguns dos projectos e técnicas utilizadas. Mas principalmente a falar muito sobre bonsai. Das tendências, da estadia na Bélgica, do futuro e do seu novo projecto que seria lançado nos dias seguintes: o Kensho Bonsai Studio. De volta para Lisboa veio um carro cheio de árvores e de entusiasmo para evoluir.
Colares, 21 de Março de 2009. Finalmente o Workshop com o Márcio Meruje.
Depois de uma breve introdução teórica (sempre importante), passámos à prática. No meu caso, comecei o trabalho de uma oliveira silvestre. Escolha de frente e alguma madeira morta. Dito assim, parece pouco, mas essa foi a grande diferença que senti neste workshop. Não houve serradura pelo ar, nem o chão coberto de ramos e folhas, nem projectos com pressa de serem acabados. Foi muito mais "mental". Foi muito mais o debate à volta dos passos e técnicas a adoptar para chegar ao resultado pretendido mais à frente.
Foi muito menos sobre o presente. Foi muito mais sobre o futuro.

2 comentários:

Rui disse...

Viva João,

Essa ida à Covilhã deve ter sido excelente não só pelo convivio mas também pelo debate inerente a este tipo de encontros entre membros da comunidade. E as árvores? São projectos já a meio caminho ou de longo pazo?

Cptos.

João Pires disse...

Viva Rui,
Foi de facto uma bela aventura!
O carro veio cheio de árvores mas só 3 ficaram na minha colecção (as outras vieram para o workshop e ficaram em Lisboa para o caso de aparecerem interessados). São todas pré-bonsais.
As minhas estão no inicio, ainda é cedo para mostrar ;) hehe.

Cumpts.