Páginas

4.7.10

Konishiwa

Monte Fuji - Japão - Fotografia aerea

O caminho. Todo o bonsaísta passa por essa questão. Qual o caminho?
São muitas visões, são muitas opções. Muita coisa para aprender, muita coisa para construir.
Por isso é que é um caminho, sem fim à vista. Percorre-se e pronto. Cada qual como sente que tira mais prazer, alegria e paz. Mas uma coisa é certa, a parte boa é que não tem fim. Será sempre um caminho. Na verdade, não é mais do que um espelho das nossas árvores. Tesoura daqui, goiva dali... Nunca estão prontas, nunca acabam. Provavelmente, se forem bem trabalhadas, vão superar-nos e viver por mais anos que nós.
Para mim, no meu caminho, passaram dois anos. Cheios!
Foi o princípio na Escola do Centro de Bonsai de Sintra, foram os amigos que partilharam o conhecimento comigo, foi o segundo ano a evoluir na Escola do Jardim de Bonsai, em Tavira, com o Rui Ferreira, foi o Novo Talento no Congresso da Federação Portuguesa de Bonsai, Foi a participação no Congresso da EBA, foi o primeiro workshop e demonstração na 5ª Exposição do Clube Bonsai de Sintra... enfim, como começo de caminho não me posso queixar!
Mas, terminado este período, terminada esta etapa, eis que chegamos a uma encruzilhada. "E agora?"... "E a seguir?". As opções são, como sempre, mais que muitas. Ferramentas novas (já bem preciso...lol), vasos, material para trabalhar...?
Árvores de qualidade?... Ou continuar a aprender?
Árvores novas?... Aprender?
Árvores?... Japão?
Japão!!!!!
Depois logo virão as árvores!
Decisão tomada e num piscar de olhos tudo aconteceu. Por isso, a partir do início de Agosto até ao início de Setembro o meu caminho passa por Shizuoka, mais propriamente por Taisho-en. Onde vou começar a estudar com o Mestre Nobuichi Urushibata.

Sayonara.

P.S. - Um Obrigado do tamanho da distância que vai de Portugal ao Japão, à minha família! À Luisa e aos meus filhos, João e Teresa que apesar de ficarem umas férias sem o pai, são o meu apoio incondicional neste meu caminho.

P.S.1 - Um Obrigado também ao Pedro G.C. Almeida que me ajudou desde a primeira hora com toda a informação, acrescida de um grande entusiasmo.

P.S.2 - Um Obrigado também, aos amigos que me "empurram" para a frente. Que me questionam. Mesmo quando dizem: "Então desiste". ;)

9 comentários:

Mário Eusébio disse...

Viva João!

Excelente noticia :)!

Espero que vivas ao máximo esta nova experiência.

Um grande abraço!

Mário Eusébio

Unknown disse...

WOW!!!
Fiquei parvo com esta notícia.
Uma novidade bombástica mas que penso que vai-te impulsionar para voos muito mais elevados.
A partir de agora ninguém te segura, amigo!
Um abraço,
Nuno

Márcio Meruje disse...

Palavras para quê João ?


Desejo-te uma boa viagem e um mês em grande ;)

Já sabes que deste lado fico à espera dessas notícias fresquinhas, ... !


Grande abraço,

Márcio Meruje

Carpácio disse...

Olá João,

Ainda vais ter de suar muito para me surpreender, pois não vejo esta noticia como uma surpresa, vejo esta noticia como parte de um percurso de alguém que está suficientemente dedicado e com força para o percorrer.

Acredito muito seriamente que esta "decisão" é na minha opinião pessoal a mais correcta, pois como há muito já escrevi e até já tinhamos falado, que a essência encontrasse na "origem"...

Só te desejo tudo de bom no Japão e espero que fiques tão motivado que daqui a uns aninhos alinhes sem pensares duas vezes em voltar a Taisho En ;) para 3 mesinhos ;)

Um grande abraço,
David

João Pires disse...

Olá amigos,

Pois... será sem dúvida uma grande aventura!
Hoje já foi dia de começar a preparar a viagem... falta pouco mais de 1 mês. Passaporte, verificar vacinas, enfim... o pior vai ser a rega das árvores... vamos ver se o sistema automático funciona.

Abr
João

Luís Cunha disse...

Olá João,

Também não posso deixar de te felicitar por essa aventura!Vai ser um mês em grande!

Espero que tudo corra pelo melhor e aproveita todos os bocadinhos com o máximo de intensidade e com espirito aberto para novos conhecimentos =)

Grande abraço.
Luis Cunha

João Pires disse...

Olá Luis,

... é como dizes... Vai ser com certeza um mês em grande.

Vamos ver se consigo ter a reportagem diária... será quase uma continuação da do Alberto. ;)

Abr.
João

Pedro G C Almeida disse...

Olá João!

Já não vinha há uns tempos ao teu blog e este é o meu primeiro comentário. Parabéns pelo espaço agradável que tens criado e pelas partilhas que tens proporcionado a quem, como eu, te visita. :)

Realmente entusiasma-me imenso a tua ida a Taisho-en. Não tens que me agradecer, não fiz nada de especial. :) Acho que vais gostar muito da experiência e vais achar que te vai proporcionar uma evolução tremenda. Aviso-te também que provavelmente virás mudado do Japão, mas sobre isso teremos oportunidade de falar posteriormente.

Tenho alguma pena de não ter tido disponibilidade para falar mais contigo sobre a tua ida ao Japão, agora já deves ter tudo planeado. De qualquer forma sei que falaste com o Alberto e ele de certeza que te deu o apoio necessário e incentivo adicional.

De qualquer forma, ainda vamos falar antes da tua ida... :)

Um abraço,
Pedro

Vou seguir as tuas aventuras com muito interesse e entusiasmo.

João Pires disse...

Olá Pedro,
Bem-vindo!!!
Ora, claro que tenho que agradecer. Quando uma pessoa pensa, por momentos, vou ali um mês ao outro lado mundo... a coisa não é propriamente "vou ali à mercearia"... LOL. Nestas alturas, do "vou, não sei se vou", é bom ter uma palavra de alguém que já foi a dizer "Boa! Não é nada difícil! Se fores vais adorar. Conta com a minha ajuda.". E isso, quando tens que tomar decisões, faz toda a diferença! Por isso, toma lá mais um obrigado! ;)
Fica a intenção de uma reportagem de Taisho-en o melhor possível.
Vamos falando ;)

Abr.
João