Páginas

24.10.11

When shadows bring light


O Pedro é arquitecto. Naturalmente curioso pelas artes, decidiu recentemente interessar-se por mais uma: o Bonsai. Um destes dias andávamos de volta da estética, dos estilos, da apresentação, quando fomos parar aos Tokonoma (alcova, nicho, quarto interior, cavidade construída na parede da divisão principal da casa que desempenha um papel central na decoração tradicional japonesa).
Pegunta o Pedro "Os tokonoma, no bonsai, são claros ou escuros?". "Como?" respondo eu. "Se têm sombras, se jogam com elas na composição" lança de novo o Pedro. Confesso que nunca tinha pensado nisso "Bom... são cuidadosamente iluminados... mas onde é que queres chegar?". Remata o Pedro "Conheces o "Elogio da Sombra"? Não? Eu empresto-te".
"Elogio da Sombra" é um pequeno ensaio escrito por Junichiro Tanizaki nos anos 30 (1933). É uma fascinante obra em que o autor nos transporta pelas grandes mudanças de um Japão que experimenta o caminho do progresso ocidental e do que se vai perdendo da estética tradicional japonesa. Do uso da sombra e do vazio, da penumbra e da meia-luz.
Ler este pequeno livro, é compreender melhor a estética tradicional do bonsai. O porquê das madeiras enceradas, das patinas, dos azuis e verdes suaves dos vasos, dos vermelhos robustos. É entender o verdadeiro sentido do wabisabi. Ao contrário de nós, ocidentais, que criamos a pensar na luz, esta é uma estética que elogia a sombra.
Recomendo a leitura.

Elogio da Sombra
Junichiro Tanizaki
Editado por: Relogio DÁgua

Obrigado Pedro.

3 comentários:

Nuno Encarnação disse...

Fiquei interessado.
Vou já procurar.
Obrigado pela partilha.
Um abraço,
Nuno

Gustavo Pessoa Duarte disse...

Oi João,

Muito interessante essa referência. Obrigado pela partilha!

Abraço,

Vera Lucia disse...

Olá, parabéns pelo Blog!
Sou da empresa Gramas Primavera, conte conosco para informações sobre:
Grama natural
Grama Esmeralda
Gramas para paisagismo
Como plantar grama
Grama preço m2
Venda de grama
Comprar grama
Um grande abraço!
Cordialmente, Vera Lucia.