Páginas

4.8.09

O Jardim de Bonsai

Esta foi mais uma bela aventura neste meu ainda curto "caminho" na arte do bonsai.
Desta vez, rumo ao sul. Para passar uns dias no Jardim de Bonsai do Rui Ferreira perto de Tavira. Para quem não conhece o Rui, para além de ter estudado com o mestre Hotsumi Terawaka enquanto viveu na Holanda, estuda neste momento com o mestre Salvatore Liporace. Há 13 anos que começou o projecto do Jardim e no passado mês de Maio avançou para o primeiro ano da sua escola da qual eu sou aluno.
Pois bem, a convite do Rui tive  oportunidade de passar 3 dias neste magnifico sítio.
Levei 2 árvores para trabalhar. Uma faia e um pequeno pinheiro silvestre.

Foto: Antes - Julho 2009
Foto: Depois - Julho 2009

Mas, na verdade, o ponto alto desta estadia, foi ter tido a oportunidade de trabalhar num juniperus da colecção particular do Rui. A reportagem pode ser vista no blog do Jardim de bonsai. (é só clicar). Foi, até hoje, o maior desafio que enfrentei. Dois dias de trabalho seguidos. Dois dias fantásticos.
Confirmei que o Jardim do Bonsai é de facto um sítio muito especial. Cheio de conversas longas, livros para percorrer página a  página  durante horas e um profundo sentido de quem "respira bonsai"
Como diz o Matthjis, o outro proprietário do Jardim:
"Uma grande banda de amigos".

Gosto desta ideia!

4 comentários:

Mariana disse...

As fotos do Pinheiro são de ângulos diferentes, mas dá para perceber a tridimensionalidade e o trabalho de compactação da massa verde.
Então e fotos da Faia?

Mariana disse...

Ah, e quanto ao trabalho no junípero do Rui, deixei tb um comentário no blog dele. Extraordinário...

Dos "novos ventos de alento" que falo no último artigo (e primeiro da nova vaga) do blogue dos meus projectos fazem parte vocês e a lufada de ar fresco que os vossos trabalhos me trouxeram. Bem como o espaço dele em Tavira e toda a sua envolvência...

João Pires disse...

Olá Mariana,

Obrigado pelos comentários.
Pois, falta a foto da faia... como está cheia de folhas, não daria muito bem para ver fosse o que fosse. Lá mais para o Inverno, penso que será a melhor altura para por uma foto em que se perceba o trabalho de construção da estrutura.

Nuno disse...

O Jardim de Bonsai é sem dúvida um sítio muito especial. É um local onde existe uma páz imensa. É espectacular!
Abraço e bons trabalhos.