Páginas

27.6.11

The Caterpillar

1,2 e 3. E a chegar ao fim do terceiro ano, toca a arrumar tudo de novo. Voltar a desmanchar para construir melhor. Voltar a fiar o casulo.
É certo, que o caminho tem sido cheio. De aventuras, de surpresas, de alegrias mas também de algumas desilusões. Tudo junto, fazendo o balanço, "tirando o olhar da árvore para contemplar a floresta", só posso concluir que tem sido bom. Um mapa mundo cheio de acontecimentos, mas principalmente de amigos;)
Este último ano fica principalmente marcado pelo Japão. Como já escrevi, revelou-se uma autentica "Caixa de Pandora". Se por um lado foi uma oportunidade de crescer, por outro, ao voltar a casa, foi um choque gigantesco. Percebo perfeitamente quando vejo antigos alunos, mesmo com o terramoto, não hesitarem duas vezes perante a hipótese de voltar... A pergunta que, durante os últimos meses, nunca me saiu da cabeça foi: "E agora? Como é que faço? Começo por onde?". Pois a resposta é simples ;) Começa-se começando. Lançando a semente. Aplicando a aprendizagem. Tecendo, novamente, o casulo.
Isto trás, claro está, decisões. E as decisões trazem mudanças. Logo a começar pelo meu espaço. Que levou uma grande volta. Depois nas árvores. Vou tentar, consoante seja possível, melhorar (ou melhora-las...lol). Depois, também este blog. Precisa de mudar. Estão aqui coisas que me dizem muito mas também estão aqui coisas que deixaram de fazer sentido. Nos próximos tempos será profundamente remodelado (alias, se olharem bem a mudança já começou... hehe).
Finalmente, eu como bonsaista. Onde é que fico, o que é que vou fazer daqui para a frente. Para começar, as aulas em Sintra acabaram. Fica um obrigado por tudo ao Centro. Planos para o futuro próximo em relação a essa matéria? Não tenho. Simplesmente, continuarei a acompanhar quem queira ser acompanhado por mim ;) e assim está muito bem. Quem sabe se amanhã será diferente? Logo se verá. Depois, há um acontecimento a quero dar o meu melhor contributo. O Congresso Nacional em Outubro na Ericeira. Não tenho dúvidas que vai ser fantástico. E depois também ter tempo para continuar a evoluir ;) que é o mais importante. Quem sabe voltar ao outro lado do mundo... quem sabe...
Resumindo e como diria o Sr. Walter Pall, vou tentar continuar a ser um bonsaista amador que faz o melhor para fazer as coisas com um nível profissional (mais ou menos traduzido... lol).
E já é bastante ;) Seguem-se novidades nos próximos dias.

4 comentários:

Gustavo Pessoa Duarte disse...

Olá João,

Bom retorno! Abraço.

Anónimo disse...

Boas João,

não nos conhecemos muito profundamente. Cruzamo-nos superficialmente no último congresso em Setúbal mas desde logo "encaixei" na tua maneira de ver as coisas e na tua forma de transmitir...
Devido à vida particular algo complexa (logisticamente falando) estou auto-excluido de algum convívio bonsaístico... ou mesmo com o resto do mundo.
Que corra tudo bem indepentendemente das futuras decisões e dos caminhos a percorrer.

Um abraço
Nelson

P.S. E que não falte uma coisa que nos fez lembrar outro grande colega e amigo destas "andanças": saúde!!! (um grande abraço daqui para o Mário).

João Pires disse...

Olá Amigos,
Obrigado pelas palavras ;)
De facto, de volta... hehe
Abr.
João

Anónimo disse...

Olá João,

comentando outras "mudanças" no teu blogue que mencionas na mensagem:

Reparei que também alteraste a forma dos links para blogues que "frequentas" tendo agora apenas os nomes.
Vejo essa alteração com alguma pena. Como tinhas uma pré-visualização de actualizações de outros blogues, utilizava o teu como início da minha "ronda virtual" das visitas aos espaços bonsaisticos que me interessavam...

De resto: boa continuação.

Um abraço
Nelson