Páginas

8.8.11

Literati exercise

Volta não volta, lembro-me dos tempos do novo talento. De um certo entusiasmo ingénuo. Da ideia que "dá sempre para fazer qualquer coisa". De mais "do" e menos "don't". Tenho saudades. Por vezes parece que nos vamos preenchendo com tantas certezas, com tanta informação, que nos condicionamos de forma menos positiva. O medo do erro, do defeito apontado. Pois a arte, normalmente, não passa por esses caminhos. Ela é a "grande sinfonia do erro". A procura do original faz-se errando. E volta não volta, com sucesso.
Decidi, ao lembrar-me desses tempos, voltar repetir o exercício do novo talento. Mas desta vez, numa versão "maleficamente" melhorada. A árvore é maior mas também é pior. Este juniperus chinensis parecia não ter mesmo solução. Por isso, em vez das 3 horas demorou um pouco mais de tempo...lol
Saltando parte do "esta é uma planta de viveiro" e do "começa-se por eliminar o que não se quer mesmo"... isso e o transplante foram feitos no fim do inverno. Aqui está o "antes", que é como quem diz, a meio da manhã quando o tirei da bancada ;).


Depois seguiu-se o normal. Foi escolhida a ramificação a trabalhar, a casca foi limpa e a madeira morta trabalhada. Desta vez "european way", a madeira foi logo desfiada e queimada para poder integrar-se o melhor possível na imagem final.


Claramente, o caminho possível era a de um literati. Decidi procurar uma imagem final inspirada em alguns exemplares que vi e trabalhei em Taisho-en. Em vez de uma copa mais fechada, a imagem é conseguida com nuvens de folhagens separadas, mostrando ramos flutuantes que serpenteiam no ar.
Ao final da tarde, este Junipero de 65cm ficou terminado. Por agora.
Tenho que me lembrar de fazer isto mais vezes ;)

2 comentários:

Mariana disse...

Só agora vi este teu artigo...

E gostei!
É realmente algo que me deixou "água na boca" - a silhueta é algo que eu imaginaria para um projecto meu.

Havemos de falar/praticar mais esta ideia do "etéreo". Agrada-me.

João Pires disse...

Olá Mariana,
Ora isso é que é falar ;) toca mas é a pôr a mão na massa...LOL
Pois, esta imagem é mais para o etéreo... já de seguida, segue um que é o oposto;)
Bjs.
João