Páginas

14.8.10

The Backyard

Oyokata vai estar fora uns dias. Deixou-me várias tarefas e entre elas, a rega. A parte de que fiquei responsável é a zona superior de Taisho-en. Aquela a que os clientes não têm acesso. Visto assim à primeira, podia até ficar com uma certa pena... as árvores melhores estão cá em baixo. Por outro lado, passo por elas várias vezes por dia e por isso, fiquei contente com a parte que me calhou. Cada rega, demora pelo menos uma hora e meia. Estamos a falar, pelas minhas contas, mais coisa menos coisa, de pelo menos 3000 árvores. Claro que não são todas grandes... essas estão cá em baixo.
A zona superior de Taisho-en, é quase como um laboratório. Este é que é o verdadeiro viveiro. Aqui, podemos ver as experiências, as várias etapas de cada espécie, enfim... é aqui que tudo acontece até uma árvore começar a poder chamar-se Bonsai. Oyokata passa aqui muito tempo, principalmente durante a tarde quando faz mais calor. Ele parece ter um carinho especial por este espaço.
Bom, deixo algumas imagens que exemplificam o que se pode encontrar nesta área. E agora tenho que ir... como já parou de chover, espera-me mais uma hora e meia de “Backyard”.

Uma das bancadas das gardénias

Enxertos num juniperus

Uma base de tridente de onde são tiradas estacas

Pormenor de uma dobragem

Enxerto de raizes num pinheiro

A bancado dos shimpaku

Um acer palmatum que começa a ser formado

O famoso Maru, guardião da entrada da zona superior de Taisho-en

6 comentários:

Pedro G C Almeida disse...

Olá João!

Foi bom rever esta parte de Taisho-en, muitas das árvores das tuas fotos são do meu tempo! É bom ver que os enxertos daquele shimpaku yamadori, que estão no escorredor, estão tão vigorosos! No ano passado eram muito pequenos, eu regava-os todos os dias (duas vezes, tipicamente) e Oyakata recomendava-me sempre que regasse muito bem os vasos dos enxertos.

Também tinha muitas saudades das gardénias, realmente Oyakata gosta muito delas e são uma das suas imagens de marca.

E finalmente o Maro! Se calhar já descobriste que ele é fluente em português, embora seja um tipo reservado que não fala muito. Continua com o seu hábito de se refrescar dormindo dentro de buracos... :D

Continua a aproveitar ao máximo! Eu deste lado vou fazendo o mesmo com as tuas mensagens.

Um abraço,
Pedro

Rodrigo Sousa disse...

Olá João..
Sayonara!(acho que é assim..).É como os Estranjeiros que visitam aqui a terrinha e sabem todos dizer OBRIGADO..

Uma das coisas que eu adoro da internet,são estes diarios de experiencias,viagens e neste caso cursos,aqui com a vantagem de uma percepção Portuguesa de uma cultura diferente.
Delicio-me bastantes vezes com os diarios que algumas pessoas têm a paciencia e amabelidade de publicar em webs particulares..

Da minha parte obrigado pelo teu trabalho de tirar fotos e ires textualizando a experiencia.

A melhor sorte,aprendizagem e disfruta claro.

Queria perguntar-te se posso pôr um Bannerzito no meu Blog,ligado ao WORK IN PROGRESS - JAPAN?

Um abraço e manda um bocado de chuva para aqui,que isto está insuportavel de calor e incendios..

Rodrigo Sousa

Luís Cunha disse...

Olá João,

Infelizmente, não vou poder continuar a acompanhar a tua estadia aí com regularidade, gostava então de te deixar um grande abraço e que tudo continue a correr pelo melhor!

Dá para perceber, pelas tuas palavras que estás cheio de pica em aprender tudo e pela intensidade de trabalho que vais tendo por aí os resultados vão ser excelentes =)

Boa continuação!!

Luis Cunha

Rodrigo Sousa disse...

João,sou eu outra vez.

Uma questão que gostava de conhecer a resposta por curiosidade,e penso que já deves ter a resposta,deve ser das primeiras perguntas que se fazem quando se fala de Bonsai em climas como o Japão.

Já á uns anos fiz a mesma pergunta a um rapaz Italiano que é a agora um conhecido Bonsaista o Michelle Aldolfo através de uma revista.
E ele deu-me assim uma resposta "seca" do tipo .."Sim aqui andamos sempre com o Aliette na mão".

Como sabes no verão nos dias de calor se nos pomos a vaporizar muito as nossas plantas é quase automatico,as pragas ou fungos.Como é que em climas de calor e humidade conseguem não ter problemas nesse aspecto com especies semelhantes ás que usamos em Portugal (normalmente importadas daí)?
Já procurei varias vezes a resposta e é raro falar-se disso,e quando aparece uma resposta a solução que apresentam é normalmente ..Quimica regularmente?!!

Um abraço e se tiveres "pacorra" para responderes a estas curiosidades,era util .

Rodrigo Sousa

João Pires disse...

Olá amigos,

Pedro,
De facto é verdade, nunca tinha percebido a história do Maro falar português...lol. De facto, é o único que não faz cara de ponto de interrogação de dissermos algumas palavras. Já passaram alguns dias, e até eu próprio já começo a assustar-me com o som quando falo a nossa lingua.hehehe.

Luís,
Obrigado pela companhia! Boas férias;)

Rodrigo,
Claro que podes pôr um banner, tenho todo o gosto.
Quanto à tua pergunta... isso dá quase um post.... Ver se mais para a frente, escrevo um capitulo sobre esse tema. Assim, em formato resposta rápida:
Metade do trabalho por aqui é horticultural, ou seja, acabamos por ser agricultores normais como os outros e isso também passa pelo uso de produtos de combate e prevenção de pragas e doenças. Ainda não vi muito disso... aqui à uns dias Oyocata andava de pulverizador na mão, mas não sei o que era. Dito isto, existem dois factores que já consigo identificar. Primeiro, as árvores são todas muito saudáveis, por isso mais resistentes aos ataques. Depois, a rega. Uma das coisas mais importantes e estão sempre a repetir-me o mesmo, é regar só quando as árvores precisam. "Verifica e rega só se elas precisam mesmo". Nunca há água a mais. Não existem vasos empapados nem superfícies cheias de humidade, ambiente ideal para as pragas e doenças. Estamos a falar de profissionais e por isso esse controlo é feito várias vezes durante todo o dia. Quem não tem a possibilidade de o fazer, terá que encontrar a melhor maneira de gerir a sua colecção. Regando o suficiente mas sem deixar as árvores morrer à sede. Ou então, estar estar mais atento aos problemas que referiste.

Abr.
João

Rodrigo Sousa disse...

Olá João,viva.

Ora uma resposta bem ilucidativa,e que faz com que se compreenda muito melhor,aqueles textos de livros de Bonsaistas Orientais que por aqui achamos um exagero,mas que em climas mais "perigosos" no diz respeito a pragas faz todo o sentido.
-São precisos 3 anos ou mais para saber regar os Bonsai.(aparece varias vezes estas menções na literatura Bonsai).

Ora aí está também o cultivo e humidade como base do sucesso..O que reforça bem a ideia que conhecer as plantas e o cultivar, é bastante bem mais importante que ler os rotulos dos produtos "magicos" do comercio,de vitaminas e afetaminas e foleirinhas,que são a solução para tudo!!

A tua resposta faz refletir bem na verdade e no "saber" do bonsai,que é bastantes vezes desprezado,e que muitas vezes não nos ocorre.E muitas vezes a ansia ocidental de ter arvores em 2 dias,faz com que acabamos por não aprender o que é mais importante para construir boas arvores.

João obrigado pela tua resposta.Tens uma visão e percepção muito real e com os pés na terra,o que faz com que quem lêi-a fique completamente dentro do contexto,do tema em discução.

Cumprimentos e a melhor das sortes e aprendizagem para a tua estadia.