Páginas

28.8.10

Interesting

Já recebi algumas mensagens a dizer “Então mas é só bonsai?... E as vistas... e outras coisas...”. Bom, aqui fica uma foto panorâmica de Shizuoka pela manhã. Ao fundo as montanhas (no sentido contrario está o monte Fuji... mas só dá para ver de Inverno quando os dias estão mais limpos). No primeiro plano, os campos de chá. Aqui existem campos destes por todo o lado. Shizuoka é um dos grandes produtores do famoso chá verde japonês.
Depois deste pequeno momento romântico/pastoril, vamos mas é trabalhar que já se faz tarde... hehehe... Já são quase 7h da manhã... muita coisa para fazer...

Depois de um bom shimpaku vem sempre outro. Como diz Oyakata, “São todos bons”. Mas há uns que ainda são “mais bons” que outros.
Para trabalhar, esta árvore.
Oyokata, neste dia, estava muito bem disposto (coisa que acontece para aí... uma vez por semana... lol). Quando é assim, é uma verdadeira roda viva. Disse-me para tirar o arame e limpar só a folhagem. Foi o que eu fiz. Depois sentou-se no meu lugar, alicate de corte na mão e pimba. Dois ou três ramos a menos. “New front. Continue!”. Estava eu a acabar o sashieda, quando foi hora da rega. Voltei e lá estava ele outra vez sentado a rodar a árvore na mesa de trabalho. “Hum... This is interesting”... pegou no giz e toca de marcar os cortes para abrir mais os shari. “New front. Continue!”. Ok, toca a pegar na faca e nas goivas e de volta ao trabalho. Pronto, cá está Oyacata de novo sentado no meu lugar. “This is also interesting... new front!”. A árvore foi mudando de frente umas quantas de vezes... aqui ficam 2 das que me lembro... lol
Depois foi aramar tudo e por no sítio. No fim. Oyakata ainda mudo uns ramos de posição e abriu mais um pouco os jins aqui e ali, e... voltou a mudar ligeiramente a frente. No fim, ficou assim.
Foi uma árvore muito engraçada de trabalhar. De facto, este material tinha várias hipóteses. Vários caminhos para abordar. Interesting!

Sem comentários: