Páginas

13.8.10

Rain Showers

Ás vezes, apesar dos dias serem de Verão, o céu enche-se de nuvens, e começa a chover. Mas há um tipo de aguaceiro mais especial. É uma chuva fina e suave que cai durante uns 15 minutos. Quando isto acontece, Oyokata parece ficar muito bem disposto. “Good for trees” diz todo contente.

O segundo dia foi uma continuação do primeiro. Começamos com um Eleagnus, desta vez maior, talvez 50cm de altura. Por esta altura, os Eleagnus são defoliados pela metade. No dia anterior já tinha feito o mesmo a dois mais pequenos. Oyokata explicou-me quais a folhas a tirar com a tesoura e eu lá fui fazendo o trabalho. A certa altura havia uma folha que não estava a dar jeito e eu arranquei-a puxando. Ele ouviu e levantou os olhos. OK, nada de puxar... já percebi... tesoura. No segundo dia quando fomos buscar esta árvore maior ele disse-me para fazer a mesma coisa, mas que desta vez podia puxar “Pull leaves”. E é aqui que a história ficou engraçada. Tudo por culpa da minha professora primária. Naquele tempo, no colégio onde eu andava, não era muito bonito as crianças escreverem com a mão esquerda. Por isso fui corrigido para escrever com a direita, como faço hoje, mas há coisas que consigo fazer bem com a esquerda. É uma coisa estranha e eu nunca sei exactamente quais são essas coisas. Arrancar folhas é uma dessas coisas. Oyocata passou, ouviu o som e sorriu. Sentou-se do outro lado da árvore e começou a arranca folhas, mas só com uma mão. Estava-se quase a rir. Parece ter achado piada a este meu defeito. Pela primeira vez, senti-o mais descontraído. Parecendo que não, fui um alivio.

De seguida, fomos buscar uma Zelcova Okidachi (estilo vassoura). No Japão são muito famosas, mas aqui em Taisho-en não há muitas. Na verdade, até agora, só vi esta. Explicou-me que a árvore estava a perder a forma e por isso era preciso corrigir. A ramificação fina inferior, tinha crescido mais à procura da luz, o que tornava o conjunto demasiado horizontal. Ajudei-o a fazer a poda. Não foi bem uma “Kamikaze” mas foi quase... lol .

Depois, mais um kurumatsu. Poda de novos rebentos, mas bastante diferente da do dia anterior. Explicou-me que queria compactar mais a árvore e por isso tínhamos que tirar força em determinados pontos. “Compactar mais a árvore?...” pensei. Vejam a foto e vão perceber a minha dúvida. De facto o nível de exigência estética aqui é muito elevado.

Kurumatsu - antes

Kurumatsu - Depois

Já no final da manhã, Oyocata chamou-me e disse para trazer também o Jarek. “Bring this Thojo”. Os Thojo (Juniperus rígida) são muito apreciados no Japão. Aqui em Taisho-en existem bastantes, mas há 7 ou 8 bastante grandes. Este era um deles, media talvez uns 80cm. Disse que o puséssemos no meu lugar. “Same Job”. E foi-se embora... “Mas same Job como? O que estivemos a fazer não tem nada que ver com isto. OK, já percebi que é para podar... mas este é diferente do resto...”. Tentei reunir tudo o que tinha aprendido anteriormente e atirei-me ao trabalho. Fiz o primeiro patamar e mostrei-lhe. Ele olhou e acenou com a cabeça para continuar. Passei a tarde toda de volta deste “bicho”. A certa altura, entrou um cliente e dirigiu-se ao meu lugar. Enquanto falava batia nos braços e nas mãos e ria-se muito. Pois, percebi bem o que ele estava a querer dizer... Pica! E não é pouco. São, como diz o Jarek, 4 horinha de acumpuntura, coisa pouca... lol.
No fim do dia, Oyokata veio verificar o trabalho final. “Put back”.

Thojo - exemplo do antes (outra árvore)

Thojo - depois

Fiquei muito contente com estes 2 primeiros dias. Percebi, que o mais importante não era aquilo que já sabia ou a experiência que já trazia. Isso é relativo e é ajustado a cada um. O mais importante é a entrega, é não ter medo de tentar fazer coisas novas e de forma diferente. É, mesmo que os desafios aumentem não desistir.
Bem sei que haverão dias piores e estou preparado para eles. Mas estes dois primeiros dias, para mim, foram “rain shower days” ;)

3 comentários:

Márcio Meruje disse...

Andas mesmo no céu João, ...

Gostei bastante de ler este teu texto!


Keep working, keep working :)

Grande abraço,

Anónimo disse...

Que esperiencia de vida...Única!!!

A força de vontade supera tudo… que a tua força e vontade te traga muitas felicidades.
… os Bonsai já perguntaram por ti!!!.

Abraços

Marco

João Pires disse...

Olá Amigos,

Márcio,
Acredita, isto aqui não tem nada a ver... é mesmo voltar tudo para trás e recomeçar do zero.

Marco,
Como é que estão todos? Ontem faltei ao almoço....heheh... O mail que me deste está a voltar para trás... vou ver se consigo entrar em contacto de outra forma.